Como funcionam os playoffs do College Football da NCAA

De forma diferente, os melhores times de futebol universitário são escolhidos por um ranking para então participar das semifinais do campeonato nacional

Camila Nakazato

O futebol americano, como o próprio nome diz, é um esporte tradicionalmente dos Estados Unidos. Como esporte mais popular dos EUA, a liga profissional, NFL, é um dos mais rentáveis do mundo, com renda de US$ 7.24 bilhões em 2014. O futebol universitário também é bastante popular, mais de mil universidades são associadas a NCAA, Associação Atlética Universitária Nacional, empresa responsável por organizar campeonatos nacionais de diversas modalidades esportiva em categorias universitárias.

beaver-stadium-960314a0d450c9c9

Com estádios de capacidade de aproximadamente 100 mil pessoas, os jogos chegam a ser tão grandiosos quando os da liga profissional (Foto: AP File Photo)

Ao se tratar do futebol americano, esporte de maior importância para a empresa, há métodos particulares para determinar as equipes que vão para as semifinais, o College Football Playoff. Há um comitê selecionador contendo 13 membros, entre técnicos, jornalistas, entre outras pessoas com experiência no esporte. Cada membro faz seu próprio ranking dos melhores 25 times, que são combinados para formar um ranking definitivo e assim escolher os quatro times que irão participar dos playoffs. Os critérios para as escolhas são diversos, desde o desempenho das equipes durante a temporada até conquistas de títulos por conferências.

image (1)

A membro mais famoso do comitê é Condoleezza Rice, ex-secretária de Estado Americano, que foi reitora e supervisionou o departamento de atletismo da Universidade de Stanford (Foto: AP)

A escolha por meio de um comitê selecionador deixou o campeonato mais técnico, os critérios para as escolhas passaram a ser mais amplos, desde o desempenho das equipes durante a temporada até conquistas de títulos por conferências.

Após a seleção das quatro melhores equipes, as semifinais são definidas e os confrontos acontecem na Véspera de Ano Novo e No primeiro dia do ano. Os dois times vencedores dos playoffs avançam para o College Football Playoff National Championship, a grande final que definirá o campeão de futebol americano universitário.

O método de seleção por comitê é recente, foi implantado na liga na última temporada, substituindo a Bowl Championship Series (BCS), que já havia se consolidado. O ranking era baseado em pesquisas e enquetes mais superficiais, cujos resultados eram baseados em escolhas numéricas. Desse ranking saia apenas dois times para a final da liga nacional.

Atualmente os times que estão liderando o ranking são Clemson Tigers, Alabama Crimson Tides, Ohio State Buckeyes e Notre Dame Fighting Irish, sendo que o Ohio State é o atual campeão nacional universitário de futebol americano.

Playoff Championship Ohio St Oregon Football

A equipe de Ohio faturou o primeiro College Football Playoff National Championship em cima do Oregon por 42 x 20 (AP Photo/Eric Gay)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s