Arte na pele: a tatuagem nos dias de hoje

Por questões estéticas ou simbólicas, as tatuagens são cada vez mais comuns

José Felipe Vaz

Este slideshow necessita de JavaScript.

A arte de tatuar o corpo teve início a milhares de anos. O primeiro registro de marcas na pele data de cerca de 3.300 anos antes de Cristo. De lá até hoje em dia, muitas foram as mudanças tanto na técnica de tatuar quanto nas significações das tattoos.

O tatuador Daniel Santos, 20, acredita que hoje a tatuagem perdeu um pouco no âmbito da significação, uma vez que muitas pessoas as fazem pelo apelo estético. “A tatuagem deixou de ser algo que tenha um significado muito importante. É claro que têm pessoas que veem dessa forma, mas é algo que foi deixado de lado por muitos”, afirma.

Daniel também acredita que a tatuagem deixou de ser algo voltado a um público segmentado e que seu alcance tem sido cada vez maior. “A tatuagem ainda vai alcançar públicos variados, até chegar ao ponto de se tornar algo comum”, acredita o tatuador. Uma mudança que Daniel tem notado é a variação da idade das pessoas que procuram fazer tatuagem. Segundo ele, hoje é muito mais recorrente ver pessoas com mais de 40 anos marcando o corpo.

O atendente Luis Henrique Alves, 19 trabalha em um estúdio de tatuagem em Bauru e diz que a melhor época para se fazer uma tattoo é no período do inverno, uma vez que a cicatrização nessa época ocorre de forma mais apropriada. O atendente possui mais de 35 tatuagens em todo o corpo.

Uma polêmica com relação às tatuagens ronda o Supremo Tribunal Federal (STF), que vai julgar se é constitucional proibir que candidatos que possuam alguns tipos de tatuagem possam entrar para algum cargo, emprego ou função pública.

Algumas das pessoas que mostraram suas tatuagens para esta reportagem afirmaram que já sofreram algum tipo de preconceito e até foram barradas em entrevistas de emprego por possuírem as tatuagens. Mas todas se mostraram esperançosas para que o preconceito diminua cada vez mais e que a arte da tatuagem deixe de ser algo mal visto pela sociedade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s