Com muito vaivém no mercado, a bola volta a rolar no velho continente

As transferências de jogadores entre rivais é o que mais chamou atenção na janela da temporada 2015/2016

Bruna Moura

Quais são os favoritos nos campeonatos nacionais europeus? Quem é candidato ao título e ao rebaixado? Quem vai ser o artilheiro? Essas perguntas começam a ser respondidas agora em agosto, com o inicio da temporada 2015/2016 dos campeonatos europeus.

Premier League – Campeonato Inglês

Agora o torcedor terá que se acostumar com Schweinsteiger vestindo outra camisa vermelha! Após 17 anos atuando pelo Bayern de Munique, o alemão jogará agora pelo Manchester United (Foto: AP Photo/Ted S. Warren)

Agora o torcedor terá que se acostumar com Schweinsteiger vestindo outra camisa vermelha! Após 17 anos atuando pelo Bayern de Munique, o alemão jogará agora pelo Manchester United (Foto: AP Photo/Ted S. Warren)

A bola já rolou na terra da rainha. Nesse final de semana os times ingleses entraram em campo e estrearam na temporada 2015/2016. O Manchester United estreou com vitória de 1 x 0 sobre o Tottenham, o Liverpool venceu o Stoke City por 1 x 0 com um golaço do Philippe Coutinho. O atual campeão Chelsea empatou em 2 x 2 com o Swansea City, o Arsenal perdeu de 2 x 0 para o West Ham e o Manchester City ganhou de 3 x 0 sobre o West Brownwich fora de casa.

Apesar do empate na estreia o Chelsea é candidato ao titulo. Os blues perderam seu goleiro e ídolo Petr Cech para o rival Arsenal, mas trouxeram o atacante Falcão Garcia. Os dois rivais de Manchester se reforçaram e entram na briga com o time de Londres.

Após uma temporada abaixo do esperado o Manchester United se reforçou, trouxe o goleiro Sergio Romero, Memphis Dempay do PSV e a principal contratação, o alemão Bastian Schweinsteiger após 17 anos atuando pelo Bayern de Munique. Vice-campeão o City contratou Sterling do Liverpool. O Arsenal, que busca uma grande contratação, aparece ainda como uma zebra, caso brigue pelo título.

Ligue 1 – Campeonato Francês

O argentino Angel Di Maria é o novo contratado do Paris Saint German, que agora possuirá um ataque ainda mais poderoso (Foto: REUTERS/Christian Hartmann)

O argentino Angel Di Maria é o novo contratado do Paris Saint German, que agora possuirá um ataque ainda mais poderoso (Foto: REUTERS/Christian Hartmann)

O Francês também começou nesse final de semana, o Paris Saint Germain venceu o Lille por 1 x 0 e o Mônaco venceu o Nice por 2 x 1. Já o Olympique de Marselha perdeu para o Caen por 1 x 0.

A grande dúvida é se alguma equipe conseguirá tirar o título do PSG, que é tricampeão francês. E o time não para de se reforçar, nesta temporada o argentino Di Maria se junta ao poderosíssimo ataque do time de Paris. O Mônaco que trouxe o brasileiro Boschilia, ex-São Paulo e o faraó italiano El Shaawary, junto com o Lyon atual vice-campeão brigam por fora pelo titulo.

Já o Olympique de Marselha terá problemas. Após a derrota para o Caen, no primeiro jogo da temporada, o técnico Marcelo “El Loco” Bielsa pediu demissão e deixou à equipe francesa, o técnico provavelmente assumirá a seleção mexicana. Além do técnico, o time perdeu o atacante Gignac também para o México, o jogador agora é do Tigres.

La Liga – Campeonato Espanhol

Juntos, Messi, Suárez e Neymar marcaram mais de 100 gols juntos na temporada passada (Foto: Getty Images)

Juntos, Messi, Suárez e Neymar marcaram mais de 100 gols juntos na temporada passada (Foto: Getty Images)

Passa ano, entra ano e poucas coisas mudam na Espanha. Real Madri ou Barcelona será campeão? O Atlético de Madri pode surpreender? O time merengue vendeu seu ídolo Casillas para o Porto, o goleiro estava no time havia 25 anos. Khedira e Chicharito Hernandéz também foram embora. Após passar a temporada 2014/2015 em branco, sem ganhar nenhum título, o presidente Florentino Pérez demitiu o técnico Carlo Ancelotti, quem substituirá o italiano é Rafa Benítez.

Já no time da Catalunha pouca coisa mudou o Barça também vendeu seu ídolo, o meio campista Xavi. Mas para seu lugar trouxe Arda Turan e também o lateral Vidal do Sevilla. Atuais campeões da Champions League e do espanhol, os culés são os favoritos. Com um elenco forte e entrosamento, será difícil parar o time na temporada, ainda mais com o ataque MSN – Messi, Suárez e Neymar.

O Atlético de Madri tentar surpreender igual na temporada 2013/2014, mas o time perdeu alguns de seus principais jogadores como o zagueiro Miranda, Arda Turan e Mandzukic. Diego Simione continua no banco de reservas da equipe, que contratou o lateral Filipe Luis, Jackson Martínez, Ferreira Carrasco, Savic e Vietto, além de contar com a volta de empréstimo de Cristian Rodríguez.

Bundesliga – Campeonato Alemão

Bayern começou a temporada perdendo a supercopa da Alemanha para o Wolfsburg (Foto: Getty Images)

Bayern começou a temporada perdendo a supercopa da Alemanha para o Wolfsburg (Foto: Getty Images)

Não tem como negar que o Bayern de Munique é sempre favorito em todos os campeonatos que disputa. Na janela de transferência o time acabou perdendo seu ídolo Bastian Schweinsteiger após 17 anos atuando com a camisa vermelha. Mesmo com a perda de um dos melhores jogadores do mundo, o elenco segue fortíssimo. O chileno Vidal e Douglas Costa foram contratados e se juntam ao elenco de Pep Guardiola.

Após o vice-campeonato do ano passado o Wolfsburg continuará brigando pelo título na temporada 2015/2016, o Borussia Dortmund é outro time que despontará na Bundesliga. Mas o título provavelmente ficará com o Bayern.

Campeonato Italiano

Campeã italiana, da Copa da italiana e vice da Champions League, a Juve é mais uma vez favorita na Itália (Foto: AFP)

Campeã italiana, da Copa da italiana e vice da Champions League, a Juve é mais uma vez favorita na Itália (Foto: AFP)

No Calcio pouca coisa irá mudar. A Juventus, supercampeã italiana na temporada, é a favorita ao título. A Velha Senhora perdeu alguns de seus principais jogadores como Pirlo, Tevez e Vidal, mas contratou Khedira, Dybala, Zaza e Mandzukic. Ainda sim seu principal reforço foi a permanência de Pogba.

Devido as boas temporadas passadas, Roma, Lazio e Napoli devem incomodar e brigar por vagas na Champions e na Liga Europa. Já os irmãos de Milão se reforçaram e tentar recuperar o tempo áureo. Entre os principais reforços da Inter está o zagueiro brasileiro Miranda e o francês Kondogbia. Já no Milan Luiz Adriano ex-Shakhtar e Carlos Bacca chegam pra reforçar o elenco, que espera ainda o sueco Ibrahimovic.

O Carpi time de pequena cidade do norte-italiano é novidade na séria A nessa temporada. O time conta com um pequeno orçamento e um estádio que cabem apenas 4 mil pessoas. A grande dor italiana continua no tradicional Parma, que decretou falência e terá que recomeçar no futebol na série D, a liga amadora italiana.

Outros campeonatos

No Português a briga continuará entre Benfica e Porto. O Benfica conseguiu manter o atacante Jonas, melhor jogador da temporada passada e vice-artilheiro. Já o Porto renovou com o goleiro Helton e contratou o ídolo espanhol Casillas. O Estoril Praia é uma curiosidade a parte, o time conta com 10 jogadores brasileiros no elenco, entre eles o mais recente contratado Bruno César.

Outros campeonatos que crescem cada vez mais são o Turco e o Russo, que inclusive será sede da próxima copa. A temporada turca 2015/2016 terá nomes como Lukas Podolski, Ricardo Quaresma, Óscar Cardozo e Samuel Eto’o.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s