Bauru é sede da trigésima edição do Encontro Internacional de Audiologia

O evento contou com profissionais brasileiros e estrangeiros nas diversas áreas da audição

Talita Bombarde

Entre os dias 8 a 11 de abril ocorreu o 30° Encontro Internacional de Audiologia (EIA) na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP), que reuniu cerca de mil profissionais e estudantes da área. A organização ficou a cargo da Associação Brasileira de Audiologia (ABA) com o apoio do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofacias (HRAC) também conhecido como Centrinho.

IMG00796

O 30° EIA ocorreu na cidade onde foi idealizado o primeiro evento. (Foto: Talita Bombarde)

De acordo com Marli Zapalá, funcionária da ABA, foi em Bauru que surgiu a ideia do primeiro evento já que a cidade é referência na área de audiologia. Por isso os organizadores fizeram questão que o EIA comemorasse os seus 30 anos nessa cidade. A ultima vez que o encontro ocorreu em Bauru foi em 2012 e no ano passado aconteceu em Florianópolis.

Adriana Ribeiro Tavares Anastaso, fonoaudióloga e Prof. Dra. docente do curso de fonoaudiologia da faculdade de medicina da USP/Ribeirão Preto é membra da diretoria da ABA e da Comissão Cientifica e Executiva do EIA. Ela afirmou que “ Bauru é uma cidade que tem um histórico bastante antigo com relação a atendimento de criança deficientes auditivas que recebem tanto o aparelho de amplificação sonora como também o implante coclear. Nós temos o curso de fonoaudiologia da FOB, além do HRAC, que são dois centros especializados no atendimentos com pessoas com distúrbios na audição”.

A Prof. Adriana declarou que na programação do encontro haviam palestrantes brasileiros e internacionais que ministraram temas como avaliação e diagnóstico audiólogico, saúde auditiva e do trabalhador, habilitação auditiva e dispositivos eletrônicos de amplificação sonora. Adriana salientou “que os destaques do EIA foram as atividades que ficaram conhecidas como Clinica e Pesquisa, onde ocorreram bate- papos entre os congressistas e os especialistas em áreas de conhecimento. Também houve atividades para os iniciantes em audiologia e o curso teórico/prático de audiologia para médicos e fonoaudiólogos”.

Por fim, a diretora do ABA acrescentou que durante os dias do evento aconteceram mesas redondas e posteriormente fóruns de discussão que debateram assuntos em destaque na comunidade cientifica ou nas políticas públicas. Nessas discussões eram feitos direcionamentos e recomendações sobre esses temas por serem geradores de polêmicas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Muitos estudantes prestigiaram o encontro como Jaqueline Lourenço Ceron, fonoaudióloga e doutoranda na FOB/USP. Ela comentou que foi a sua terceira participação no EIA e considerava o encontro importante para atualização na área. A futura doutora contou que integrava a programação como palestrante no tema sobre processo auditivo.

Anna Caroline Silvia de Oliveira graduanda do 4° Ano de Fonoaudiologia na UNESP/Marília disse que foi a primeira vez que participou do EIA e frequentou as palestras e a que ela mais gostou foi de “Reabilitação Auditiva em Implante Coclear Bilateral ministrada pela Adriane Lima Mortari Moret.

Durante o EIA ocorreu a Feira de Tecnologia Elizabetta Radini, onde reuniu diversas marcas no setor de aparelhos auditivos. Fernando Neves, representante da empresa Unitron, relatou que foi a primeira vez que a unidade internacional teve estande na feira pois há vinte anos era representada pela empresa Microsom. Também informou que o evento é bastante produtivo para os negócios e para desenvolver contato com os fonoaudiólogos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s