Semana de Engenharia proporciona contato com tecnologias atuais

O evento deste ano abordou temas como ciência e tecnologia aplicadas à engenharia e a importância da comunicação para os profissional da área

Talita Bombarde

A 19° Semana de Engenharia– SEMENG – ocorreu entre os dias 9 e 13 de março no Campus da Unesp/Bauru. Com o slogan “ideias que mudam o mundo: A engenharia construindo história”, o evento contou com palestras de profissionais de renome em diversas áreas. Temas como veículo elétrico e impressora 3D eram aguardados pelos participantes.

IMG00756

Alunos de diversas áreas de engenharia acompanharam a palestra de Franco Junior sobre comunicação. (Foto: Talita Bombarde)

Para César Augusto Villar Collino, presidente discente da SEMENG e estudante de engenharia elétrica, o evento viabilizou o contato dos participantes com a engenharia mais aplicada, com o mercado de trabalho e com assuntos de interesses para possíveis mestrado, doutorado e intercâmbio.

A organização do evento ficou a cargo do Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia (DAFAE), e contou com a ajuda de outros alunos da área, como relatou Marina Buranelli de Oliveira, vice- presidente discente da SEMENG, e estudante de engenharia de produção. Além disso, estudantes de outros cursos, como relações públicas e jornalismo,  trabalharam na parte de comunicação e assessoria. A diretoria da faculdade apoiou o evento através  da disponibilização da estrutura e da liberação dos alunos para as palestras.

Marina informou ainda que “a circulação do evento ficou em torno de 700 pessoas e também participaram estudantes de outras faculdades.” Na cantina da FEB (Faculdade de Engenharia de Bauru) puderam ser vistos estandes de projetos de extensão dos alunos ligados a área de exatas.

IMG00745

Um dos projetos de extensão que ficaram expostos na cantina da FEB durante a SEMENG. (Foto: Talita Bombarde)

 

Na segunda-feira, 9 de março, foi realizado um campeonato de Smash Bros, que teve como parceria o Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE ou I3E).  E de acordo com a organização, o destino do dinheiro arrecadado ficará a critério do próprio IEEE.

Já na quarta-feira, dia 11 de março, ocorreu uma palestra inovadora sobre comunicação ministrada por Franco Junior. O palestrante disse que “nas áreas mais exatas, os profissionais se preocupam muito com o conhecimento teórico e as técnicas de comunicação e de apresentação vêm para complementar esse conhecimento adquirido ao longo do curso de engenharia”. Para Franco, o falar bem é uma “questão de sobrevivência na carreira”. E por último, ele salientou que uma boa comunicação é importante para o dia a dia das pessoas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em geral, o evento foi positivo e os estudantes de engenharia do campus reconheceram a importância da SEMENG. O aluno de Engenharia Mecânica Yuri de Menezes Altgauzem comentou que só participou das palestras gerais, porém achou importante conhecer novas ideias e que a palestra sobre ciência e tecnologia, ministrada por Alberto Santoro, foi a que ele mais gostou. Já Marcos Messias dos Santos Junior, do curso de Engenharia Elétrica disse que foi a primeira vez que se inscreveu para o evento e considerou válido ver pessoas de sucesso no mercado de trabalho ministrando palestras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s