Aumento nos casos de dengue alerta Prefeitura de Bauru

Devido ao grande número de casos confirmados, Prefeitura inicia ações para combater à dengue

Juliana Oba 

Somente neste ano de 2015 já foram confirmados 379 casos de dengue em Bauru, sendo 353 de moradores da cidade e 26 casos importados, sem nenhum óbito. Este número é um pouco menor que o registrado durante todo o ano passado, 432 casos no total. A situação preocupa moradores e autoridades da cidade que lidam com surtos da doença todos os anos neste período.

3

Buraco com água parada foi tapado como medida de um cidadão para a prevenção da dengue. (Foto: Juliana Oba)

A melhor forma de evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Assim, Prefeitura e população devem tomar algumas medidas que ajudem a diminuir a reprodução dos mosquitos e, consequentemente, a epidemia de dengue.

Para a melhoria do espaço urbano e prevenção de focos onde larvas do mosquito possam se reproduzir, a Prefeitura em conjunto com as secretarias municipais de Obras, do Meio Ambiente, com o DAE (Departamento de Água e Esgoto) e com a Emdurb ( Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru), fazem uma força-tarefa para acabar com os focos de proliferação do mosquito da dengue. Ações como poda e capinação de canteiros centrais e árvores, limpeza de praças e bocas de lobo e operação tapa buracos tiveram início no dia 23 de fevereiro. “Não é uma iniciativa  dos órgãos responsáveis pelas ações de combate à dengue, mas de um modo geral acaba por colaborar com o trabalho, devido a manutenção da limpeza”, diz assessoria da Prefeitura.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O trabalho da Divisão de Vigilância Ambiental também está contribuindo para a prevenção. Vistorias domiciliares e orientação dos moradores em bairros com registro da doença, além da nebulização de inseticida, são algumas ações. E ainda segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Bauru, “inicialmente, cerca de 10 agentes de saneamento devem percorrer as regiões dos bairros Jardim Redentor, Vila Carolina, Parque Jaraguá e Parque Santa Edwirges”.

A população também deve ajudar. Medidas como evitar o acúmulo de água em vasos de plantas, garrafas, latas, pneus, entre outros recipientes, manter piscinas limpas, deixar ralos e vasos sanitários tampados também colaboram no trabalho de combate à dengue. Outras dicas de combate à dengue estão no site.

O aumento das chuvas somado aos descuidos com o acúmulo de água, contribuem para que o mosquito transmissor da dengue se reproduza. As larvas do Aedes aegypti se desenvolvem em água parada, suja ou limpa, e ao chegarem na fase adulta, se transformam no mosquito e estão aptos a transmitirem a doença, que ocorre somente pela picada do inseto. A fêmea, ao picar uma pessoa infectada, mantém o vírus na saliva e o retransmite, podendo gerar um quadro de dengue clássica ou o de dengue hemorrágica, forma mais grave da doença.

Os principais sintomas da dengue clássica são febre alta, manchas vermelhas pelo corpo e dores no corpo. Já os da dengue hemorrágica se diferenciam após o 5º dia de doença, quando o paciente começa apresentar sangramentos e choques. Em caso de suspeita da doença,  recomenda-se que procure uma orientação médica e se evite a automedicação.

Anúncios

Uma resposta para “Aumento nos casos de dengue alerta Prefeitura de Bauru

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s