A beleza e os benefícios do trabalho voluntário

Saiba mais sobre esse ato de amor e solidariedade

Helena Botelho

Em linhas gerais, o trabalho voluntário é definido como ações realizadas de forma espontânea por indivíduos em prol de alguma causa, sem que eles recebam recompensa financeira ou material por isso. Essas ações podem ter a finalidade de ajudar pessoas, o meio ambiente ou os animais.

O trabalho voluntário pode ser feito por qualquer pessoa que mostre comprometimento e responsabilidade com a causa. Dessa maneira, para ajudar, o voluntário não necessariamente deve ter alto grau de escolaridade ou conhecimento profundo sobre o assunto. A ONG Núcleo Amizade, que atende famílias de baixa renda em Bauru, explica que é necessário ter, principalmente, boa vontade, disposição e disponibilidade. Na entidade, por exemplo, o voluntário pode atuar como monitor, auxiliar de cozinha, atendente e em serviços gerais.

A importância da ajuda para quem recebe

Em Bauru, as associações Sorri Bauru, APAE Brasil, Fundação Paiva e Projeto Formiguinha têm melhorado a vida da população da cidade. A estudante de Jornalismo da UNESP Isis Rangel é voluntária do Projeto Formiguinha, que atende crianças de seis a doze anos do bairro Pousada Esperança II. As atividades realizadas pelo projeto, que ocorrem em escolas do bairro durante o período de aula, envolvem educação, cultura e atividade física, além de contribuírem para a socialização das crianças. “Lá, passamos atividades de leitura, música, artesanato, pintura. Além disso, há aulas de futebol, balé aos sábados de manhã e capoeira”, explica Isis.

O projeto Pousada Cultural, que envolveu bastante o projeto Formiguinha, ocorreu durante um fim de semana. (Créditos: Reprodução/ Projeto Formiguinha)

No último mês de setembro, os voluntários do Projeto Formiguinha colaboraram na organização do Pousada Cultural, evento que promoveu atividades relacionadas à cultura no bairro Pousada da Esperança II. (Créditos: Reprodução/Projeto Formiguinha)

Outro exemplo é a Fundação Paiva, que tem como alvo a população idosa. Seu principal foco é desenvolver habilidades e resgatar as histórias de vida dos velhinhos, melhorando, assim, a autoestima e a qualidade de vida deles.

A importância para quem faz

O trabalho voluntário não beneficia apenas quem o recebe: quem realiza é tão ou mais enriquecido quanto. A recompensa é dada por meio de ensinamentos sociais, emocionais ou técnicos, dependendo do quanto o voluntário se doa ao trabalho. “Acho que todo mundo começa fazendo caridade porque acha que tem que retribuir algo pra sociedade, mas aí você vê que quem precisa disso é você. Eu aprendi muito mais nesses dois anos no Formiguinha como educadora do que as crianças aprenderam comigo, tenho certeza”, conta Isis.

 Isis Rangel, estudante de Jornalismo, pintando os rostos das crianças no Projeto Formiguinha. (Créditos: Isis Rangel)

A estudante Isis Rangel pintando os rostos das crianças em atividade do Projeto Formiguinha. (Créditos: Arquivo Pessoal/Isis Rangel)

Como escolher uma instituição e como participar

Escolher uma instituição filantrópica para ajudar é simples. A principal dica é optar por uma cujo tema pareça interessante ao voluntário, que deve se mostrar disposto a trabalhar e lutar pelos ideais apresentados. A maioria das associações não apresenta objeções aos “voluntários de primeira viagem”, visto que o pré-requisito mais importante é a boa vontade.

Em Bauru, as instituições APAE BrasilSORRI BauruFundação PaivaProjeto Formiguinha e Núcleo Amizade estão abertas para visitas e para pessoas que querem contribuir com suas atividades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s