“Old but gold”: a moda dos anos 70 está de volta

Quando o assunto é moda, basta folhear revistas, acessar sites ou assistir à televisão para perceber que a moda dos anos 70 voltou como uma tendência forte

Helena Botelho

Período de grandes transformações políticas, econômicas, sociais e culturais no Brasil e no mundo, a década de 70 foi caracterizada, principalmente, pelo surgimento de lutas em favor da liberdade sexual, experiências com drogas e reivindicações pelos direitos das mulheres. Essas e outras mudanças influenciaram, diretamente, a moda da época. Ideais como contracultura e alternatividade eram o símbolo da juventude e aos poucos se tornaram a base da moda setentista.

Tudo que fosse considerado incomum era permitido no armário da mocidade dos anos 70, desde calças jeans – dos mais variados modelos -, a peças de algodão barato. O clima de “paz e amor” originado da oposição à Guerra do Vietnã, encerrada em 1975; a manifestação a favor da liberdade e a energia da Era Disco popularizaram roupas que refletiam um modo de se vestir autêntico, incomum e inovador.

Os profissionais da moda explicam o caráter cíclico que ela possui, isto é, está sempre reciclando e renovando o que já esteve em alta em outros tempos. O atual incentivo e respeito às liberdades individuais, apesar de se dar em outras proporções e de modo mais abrangente do que antigamente, retomou o espírito de luta por direitos dos anos 70, que influenciaram no retorno de peças símbolo de um mundo mais justo e livre.

A consultora de moda e personal stylist Camila Diniz conta quais são as peças-chave quando o assunto é a moda setentista. Confira na galeria a seguir:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os homens não ficam de fora desse estilo. Para eles, as tendências são camisas coloridas como as do personagem Agostinho Carrara, da série da TV Globo “A Grande Família”, além de versões masculinas dos itens apresentados acima e do estilo andrógeno de David Bowie.

O público masculino também aproveita as peças setentistas. (Créditos: Homens com Estilo)

O público masculino também aproveita as peças setentistas. (Créditos: Homens com Estilo)

A novela Boogie Oogie, produzida e transmitida pela TV Globo, é ambientada nos anos 70 e tem explorado a fundo as vestimentas baseadas na década. As atrizes Isis Valverde e Bianca Bin, protagonistas da trama, têm seus looks, cabelos e maquiagem baseados nas tendências da época e se tornaram inspiração para as telespectadoras.

Camila Diniz afirma que as tendências setentistas podem também ser aplicadas na maquiagem e nos cabelos: “A maquiagem vai desde o naturalismo, com makes naturais por conta do movimento hippie, até makes com sombra cintilante e coloridas por influência da Era Disco. Para as mulheres, cabelos com volume, estilo Black Power ou escovados/ondulados; para os homens, barba, cabelos mais compridos, moicanos ou topetes. Podem também ser usados acessórios como bandanas e lenços – tanto para homens quanto para mulheres”.

A moda dos anos 70, com todas as contestações que traz consigo, enfeita as ruas das cidades e agrada facilmente, porque engloba itens de vários gostos, pregando acima de qualquer regra a liberdade de se expressar por meio das roupas e acessórios. Não é à toa que estamos vendo ela surgir novamente. Afinal, moda é muito mais do que “apenas” se vestir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s