Moradores de Bauru sofrem aumento na conta de água

Tarifa cobrada pelos serviços de água e esgoto passa por segundo reajuste em menos de dois anos

Camila Gallate

Passados 18 meses desde a última alteração, ocorrida em novembro de 2012, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) efetuou o reajuste  de 9% sob os serviços de água e esgoto na cidade de Bauru.

Reservatório de água do DAE  fica próximo ao Parque Vitória Régia. (Créditos: Camila Gallate)

Reservatório de água do DAE fica próximo ao Parque Vitória Régia. (Créditos: Camila Gallate)

O prefeito Rodrigo Agostinho se reuniu com o presidente da autarquia, Fábio Lara, para discutir o estudo realizado por funcionários do DAE a respeito do reajuste das tarifas. O documento trazia informações comparando o valor das tarifas de Bauru com outras dez cidades, e constatou que as taxas cobradas no município são, em média, 75% mais baratas. Por isso, o DAE pediu um aumento de 15,89%, mas o prefeito concedeu apenas 9%, em vista de não prejudicar a população bauruense.

A empresa divulgou uma nota no site esclarecendo o motivo do reajuste. Na publicação, afirmou-se que “é necessário (o reajuste) para repor os custos dos principais insumos utilizados para o desenvolvimento dos serviços prestados pela autarquia”.

A mudança é a mesma para todas as categorias e faixas de consumo, e já é válida para o mês de julho. Dessa forma, a tarifa mínima residencial, correspondente ao consumo de até 6 mil litros de água, passa a custar R$14,10 ao invés de R$ 12,94.

O local disponibiliza torneiras com água potável (Créditos: Camila Gallate)

O local disponibiliza torneiras com água potável. (Créditos: Camila Gallate)

Segundo o presidente do departamento, Giasone Cândia, a medida é essencial para que as obras planejadas pelo DAE possam ser executadas. Entre esses projetos estão a perfuração de novos poços e a construção e reforma de reservatórios.

A população acredita que os serviços prestados pelo DAE são benéficos, mas reclama da alteração na conta de água. Ilza Rosa Batista mora em Bauru há dez anos e apesar de expor uma opinião positiva em relação à empresa, não concorda com o reajuste. “Acho que 9% é muito”, comenta a moradora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s