“Castelo Rá-Tim-Bum” é tema de megaexposição no MIS

Evento homenageia os vinte anos do programa, que continua a encantar jovens telespectadores

Ana Flávia Cézar

As histórias do protagonista Nino (Cassio Scapin) e de seus amigos Pedro (Luciano Amaral), Biba (Cinthya Rachel) e Zequinha (Fredy Galembeck) estão de volta: entre os dias 16 de julho e 12 de outubro, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) receberá a mostra “Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição”, em homenagem ao programa que foi exibido na TV Cultura entre 1994 e 1997.

Foi pensando no sonho de muitos jovens que cresceram aprendendo importantes lições com o programa – que é necessário lavar bem as mãos antes de comer ou que porque sim não é resposta – que o MIS elaborou a exposição do Castelo Rá-Tim-Bum: trata-se de uma maneira de resgatar, vinte anos depois de sua primeira exibição, a memória dessas crianças, e de realizar a maior fantasia daqueles que acompanhavam a série: a de poder conhecer o mágico Castelo do Dr. Victor.

Os personagens principais do programa (Foto: Divulgação/TV Cultura)

Os personagens principais do programa. (Foto: Divulgação/TV Cultura)

Para a estudante Bruna Garcia, de 18 anos, “todos os personagens nos ensinaram lições de temas atemporais de maneira bem simples. Meu maior sonho, quando pequena, era visitar o Castelo. Poder agora, depois de tantos anos, ir nessa exposição é a realização desse sonho infantil, então minhas expectativas são muito altas! Ver os figurinos, os cenários e alguns personagens, como o relógio, com certeza vai ser uma experiência incrível!”.

O caráter educativo do programa se dava por meio de canções e de personagens como o Ratinho, que ensinava sobre a importância da higiene e da reciclagem. O personagem é lembrado pela estudante Marina Brandão, 19: “Eu assistia quando era bem pequena, uns 6 ou 7 anos, junto com o meu primo mais velho. Eu lembro da música ‘Uma mão lava a outra’ e da clássica ‘Tchau preguiça, tchau sujeira, adeus cheirinho de suor!’, que eu cantava para tomar banho.”

A exposição é organizada em duas partes: na primeira delas, estão as peças do acervo original do Rá-Tim-Bum – objetos de cena, fotografias, figurinos dos personagens, exibição de trechos do programa, além de depoimentos gravados pelo elenco original. Na segunda parte, o público terá acesso a dez ambientes do Castelo Rá-Tim-Bum recriados para o evento. Os bonecos do Gato Pintado, do Monstro Mau, da cobra Celeste e das botas falantes Tap e Flap também estarão na exposição.

Nos finais de semana, as atrizes Rosi Campos e Angela Dip (intérpretes, respectivamente, da Tia Morgana e da repórter Penélope) apresentam espetáculos teatrais no espaço da mostra. E, para os amantes do programa e da arte, entre 13 de agosto e 5 de setembro será oferecida a oficina “Stop Motion: Ratinho Castelo Rá-Tim-Bum”, que leva o participante a conhecer melhor a técnica da massinha para animação.

Pretente visitar a exposição? Junte-se aos mais de 110 mil confirmados no evento do facebook criado pelo Catraca Livre e confirme sua presença também. Confira abaixo uma entrevista com o criador do Castelo Rá-Tim-Bum, Cao Hamburguer:

Visite!

Data: 16 de julho a 12 de outubro

Horário de funcionamento: sábados e domingos, das 11:00 às 20:00

Terças (entrada franca), quartas, quintas e sextas-feiras, das 12:00 às 21:00

Entrada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) para crianças de até 12 anos

Onde? MIS — Museu da Imagem e do Som de São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s