Ressecamento da pele: o Inverno não precisa ser nosso inimigo

Veja como cuidar melhor do seu corpo e rosto nesse inverno

Beatriz Kuroki

Com a chegada do inverno, alguns comportamentos mudam, assim, algumas partes do nosso corpo tendem a acompanhar essas mudanças. Toma-se de exemplo a pele, que no frio acaba ficando mais ressecada por inúmeros motivos, dentre os quais, alguns podem ser controlados por nós e outros, até mesmo evitados.

Pelo fato de a temperatura ser mais baixa durante esse período, o grau de oleosidade da pele é menor e pessoas tendem a ficar em locais fechados e sem circulação de ar com maior frequência. Esses e outros fatores fazem com que a pele se resseque, podendo apresentar escamação, coceira e rachaduras. Não se engane ao pensar que a única pele danificada durante o inverno é a do rosto, pois é comum haver ressecamento nas partes inferiores das pernas, nos braços e nas coxas.

No entanto, os lábios, por não possuírem glândulas sebáceas (responsáveis por produzir a hidratação natural do corpo) e por serem constituídos de uma pele mais fina, são uma das primeiras partes do corpo a sofrer com as alterações do clima. Além de motivos óbvios como a temperatura baixa, ventos fortes e clima seco, a desidratação pode ser agravada pela obstrução nasal, que obriga uma maior respiração pela boca.

Para prevenir o ressecamento, tentar tomar banhos menos quentes e usar hidratantes corporais e labiais diariamente são algumas das dicas da dermatologista Sílvia de Mello. No caso da boca, uma boa esfoliação e o uso de batom podem evitar o agravamento das rachaduras dos lábios.

Cremes e hidratantes são essenciais nessa época do ano. (Foto: Diyhealth/Divulgação)

Cremes e hidratantes são essenciais nessa época do ano. (Foto: Diyhealth/Divulgação)

Para possuir uma pele macia e bem cuidada, não devemos focar apenas nas medidas externas, como cremes e pomadas. Uma dieta saudável é tão importante quanto. Segundo Sílvia, alimentos ricos em vitaminas A e E ajudam no tratamento da pele e cabelo. Então anote aí alguns dos alimentos que você deverá consumir em maior quantidade nos próximos meses, caso não queira sofrer com ressecamentos:

Invista mais em peixes
Estes possuem a gordura ômega-3, a qual fortalece as células da pele. E também contêm selênio, que deixa a pele mais macia e suave, pois preserva sua elastina.

Muita noz e castanha!
Além de serem alimentos que proporcionam bastante energia, contêm vitaminas A, B e E, uma série de antioxidantes que ajudam na elasticidade, proteção e hidratação da pele.

Azeite extra virgem
O azeite é um produto 2 em 1, pois pode ser usado tanto para consumo (vitamina E e gorduras boas), como para o uso externo (hidratante, podendo ser combinado com açúcar e virar esfoliante).

Beba água!
Com o frio, pessoas costumam beber menos água, mas o correto seria o contrário. Um terço da epiderme é constituído de água, portanto, ingerir líquidos mantém o viço da pele.

Beba muita água para prevenir ressecamentos desnecessários. (Foto: Rgbstock by Lusi)

Beba muita água para prevenir ressecamentos desnecessários. (Foto: Rgbstock by Lusi)

Todos esses cuidados devem ser tomados, pois a função de barreira da pele é essencial ao nosso organismo. “A pele é uma interface, onde as trocas com o meio ambiente são uma constante. O estrato córneo (camada mais externa da pele) forma uma eficiente barreira entre o meio externo e os internos”, explica a dermatologista. Inclusive, existem produtos formulados com ácidos graxos vegetais, voltados para a defesa contra os sintomas da fragilização desta barreira.

Caso a pessoa tenha experimentado todos os métodos citados e ainda assim a pele continue ressecada ou com coceira, é recomendado que ela procure um dermatologista para ter certeza de que não seja algo mais grave. Lembrando-se que o uso de protetor solar todos os dias também é muito importante, independentemente da estação do ano.

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