Amazon entra no mercado de smartphones com o Fire Phone

Aparelho possui como principal diferencial a integração com a loja online

Lucas Marques dos Santos

Desde o sucesso estrondoso do leitor eletrônico de livros Kindle, ficou claro que a Amazon, a maior loja de varejo online do mundo, não pararia a incursão ao mercado de hardware por aí. A questão era saber qual seria o próximo passo. Os principais boatos sugeriam um celular ou um videogame. A resposta foi dada pelo CEO da marca, Jeff Bezos, durante um evento em Seattle no dia 18 de junho, quando anunciou o smarthphone Fire Phone.

A princípio, o aparelho está no mesmo nível que os principais celulares no mercado – como o iPhone 5S e o Galaxy S5 -, com uma tela de 4,7 polegadas, o processador Quad Core com 2,2 GHz, uma memória RAM de 2 GB e a câmera traseira de 13 MB. Entretanto, o maior diferencial do Fire Phone é baseado em duas qualidades: a integração com a loja virtual e a interface 3D.

Smartphone tem o mesmo formato das concorrentes, mas apresenta algumas novidades.(Créditos: Divulgação)

Smartphone tem o mesmo formato das concorrentes, mas apresenta algumas novidades. (Créditos: Divulgação)

A Amazon introduziu ao smarthphone o sistema Fire Fly, que reconhece cerca de 100 milhões de itens através da imagem (principalmente os QR codes) ou do som pelo simples clique de um botão localizado na lateral do celular. Desse modo, o usuário, em instantes, poderá pesquisar e decidir pela compra de algo que o agradou. O reconhecimento de produtos, porém, não está somente entrelaçado a compras.

Há no aparelho um sistema raio-x (originalmente “X-Ray”) que identifica e dá detalhes sobre a obra que o usuário está presenciando – podendo ser filmes, músicas ou pinturas -, seguindo a tendência de interatividade com a “segunda tela” do mercado atual. Em uma das demonstrações feitas no evento, o conteúdo do celular foi “arremessado” por meio da Amazon TV, o aparelho de streaming da empresa, mostrando a integração entre os produtos.

A interface 3D do Fire Phone, outro grande destaque do produto, é chamada de Dynamic Perspective (ou “Perspectiva Dinâmica”) que cria uma noção de profundidade sem a necessidade de óculos especiais a partir de 4 câmeras frontais, o que muda a perspectiva da imagem à medida que o usuário move o rosto. O efeito 3D foi demonstrado com o aplicativo de mapas do celular. O sistema operacional é o FireOs 3.5, uma modificação do Android, que já funciona no Kindle Fire, o tablet da Amazon. Os dois aparelhos possuem a funcionalidade Mayday, que, quando ativada, conecta o usuário com um técnico da Amazon por uma chamada de vídeo. Já o sistema ASAP – que pode prever o que o usuário deseja assistir e faz um pré-cache, agilizando a execução – existe no Fire TV.

Ainda não há planos divulgados para o Amazon Fire Phone ser lançado no Brasil. Por enquanto, o aparelho tem contato exclusivo com a operadora norte-americana AT&T e chega no dia 25 de julho. Ele estará disponível nas versões de 32 GB e 64 GB e custará, respectivamente, 200 e 300 dólares.

E-books

O lançamento da Amazon promete seguir a tendência da empresa a investir nos e-books, graças aos recursos que apresentam para facilitar as compras dos usuários.

Para Maria Elisabete Burque, proprietária de uma livraria localizada na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo, acredita que os e-books são o futuro do mercado de livros, ganhando espaço de forma progressiva, mas coexistindo com as versões físicas. Apesar de acreditar na tecnologia, ela conta que desde que fundou a livraria, há mais ou menos dois anos, não recebeu uma encomenda de livro digital e acrescenta que elas ainda são mais representativas nas lojas de grandes metrópoles e nas lojas virtuais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s