Messi e Klose são destaques no sábado de Copa

Ambos foram protagonistas nos jogos de suas seleções em dia que também teve vitória da Nigéria

André Magalhães

Messi não teve tranquilidade durante maior parte do jogo (Foto: EFE)

Messi não teve tranquilidade durante maior parte do jogo (Foto: Efe)

Com o Mineirão lotado de argentinos e Sabella escalando o time em um 4-3-3, esperava-se um passeio sobre os iranianos. No entanto, o técnico do Irã Carlos Queirós colocou todo o seu time no campo de defesa, e usou de forte marcação para parar o consagrado ataque adversário. A principal chance surgiu aos 21 minutos, quando Higuain rolou para Aguero chutar dentro da área, e Haghighi fez grande defesa. Fora isso, a Argentina só conseguia mostrar algum perigo em jogadas de bola parada. O Irã seguia sua estratégia defensiva, sem dar espaços, e foi para o intervalo segurando o empate.

Na etapa final, o Irã aproveitou que a Argentina se movia em peso para atacar e resolveu apostar no contra-ataque. E foi daí que surgiram as principais chances do segundo tempo, forçando Romero a trabalhar bem em chutes e cabeçadas de Reza e Dejagah. Sabella adicionou mais mobilidade ao ataque colocando Lavezzi e Palacio no lugar de Higuain e Aguero, mas o bloqueio iraniano não era furado. Até que, nos acréscimos, quando o empate já era quase uma realidade, Messi fez sua jogada característica: carregou a bola para o meio e, com raro espaço, chutou para dar a vitória à sua seleção. Com o resultado, os argentinos garantiram a classificação para a próxima fase.

Um recorde para cada lado no empate entre Alemanha e Gana

Ao contrário de Portugal, Gana conseguiu jogar de igual para igual contra a forte Alemanha no Castelão. A Alemanha investia na troca de passes e na rápida movimentação de seus homens de frente, mas pecava no último passe. Gana, por outro lado, pressionava na marcação e era quem chutava para gol, obrigando Neuer a fazer boas defesas em chutes fortes de Muntari e Atsu. O equilíbrio em campo se manteve no placar durante o primeiro tempo: 0 a 0.

Miroslav Klose: 15 gols em Copas do Mundo (Foto: Getty Images)

Miroslav Klose: 15 gols em Copas do Mundo (Foto: Getty Images)

A Alemanha voltou para o jogo mais ofensiva, e precisou apenas de cinco minutos para que Muller cruzasse para Gotze abrir o placar. Gana não se abateu e empatou dois minutos depois com André Ayew de cabeça. O empate animou os africanos, que viraram o jogo com Gyan, após receber passe de Muntari aos 18 minutos. O gol foi o quinto de Gyan em copas, fazendo-o empatar com o lendário Roger Milla como maior artilheiro africano de todas as copas. Joachim Low viu a necessidade de mexer no time, e colocou Schweinsteiger e Klose no lugar de Khedira e Gotze aos 23 minutos. Dois minutos depois, Klose toca pela primeira vez na bola. Ele aproveita desvio de Howedes em escanteio para empurrar a bola para a rede e igualar Ronaldo como o maior artilheiro de todas as copas. Os dois times ainda tiveram boas chances, mas o 2 a 2 permaneceu. O empate deu sobrevida para Gana no grupo G, e não serviu para classificar os alemães.

Nigéria vence e elimina a Bósnia

Comemoração do primeiro gol nigeriano na Copa. (Foto: Reuters)

Comemoração do primeiro gol nigeriano na Copa (Foto: Reuters)

A Bósnia jogava sua permanência contra a Nigéria, na Arena Pantanal. O primeiro tempo começou recheado de oportunidades para os dois times, com a Bósnia investindo no toque de bola e a Nigéria jogando a partir de velozes contra-ataques. Os europeus chegaram a abrir o placar com Dzeko aos 21 minutos, mas o auxiliar anulou incorretamente por impedimento. Aos 29 minutos, Emenike passou por Spahic e cruzou para Odemwingie empurrar para a rede.

No segundo tempo, a Bósnia parecia perdida em campo, sem criar perigo para Enyeama como no primeiro. A Nigéria, por sua vez, encaixava velozes contra-ataques e dava trabalho para Begovic. A Bósnia só foi crescer nos minutos finais de jogo, quando atacava em desespero pela chance de classificação. Dzeko teve duas oportunidades nos acréscimos, mas parou em Enyeama e na trave. A vitória nigeriana deixa o time em segundo lugar do grupo F, com 4 pontos, e tira qualquer chance de classificação dos bósnios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s