Virada Cultural de Bauru agita a cidade

O evento contou com shows da banda Ira! e de Almir Sater, além de peças de teatro e grupos de dança

Daniela Arcanjo e Ana Flávia Cézar 

A Virada Cultural Paulista, em sua 8ª edição, ocorreu em 28 cidades do interior e do litoral paulistas nos dias 24, 25, 31 de maio e 1º de junho. A cidade de Bauru, um dos palcos do evento, foi tomada por apresentações de circenses, teatrais, musicais, de dança e de cinema nos dias 31 de maio e 1º de junho, no Parque Vitória Régia, no SESC Bauru e no Teatro Municipal.

Com um repertório eclético, as apresentações musicais agradaram diversos públicos. Os destaques foram os shows da banda Ira!, o cantor Lucas Santtana, o violeiro Almir Sater e o som dos Aliados. DJ’s, MC’s e rappers também animaram o evento. As apresentações teatrais também agradaram a todos os gostos: a peça “Buuuu! A casa do bichão” foi para as crianças, enquanto que “700 Mil Horas” e “O Lançador de Foguetes”, um espetáculo de rua, visavam o público adulto.

A Cia Louis Louis usou técnicas de mímica e de teatro físico na sua apresentação (Foto: Divulgação)

A Cia Louis Louis usou técnicas de mímica e de teatro físico na sua apresentação. (Foto: Divulgação)

A dança foi contemplada por performances de grupos como Cia. Liga da Dança Dura e Grupo Pro-Posição, que fizeram sucesso assim como as apresentações circenses protagonizadas pela Cias. Pato Mojado & Latin Duo, da Argentina. Segundo a Assessoria de Imprensa do evento, 41 mil pessoas prestigiaram a Virada na soma dos dois dias (sábado e domingo).

O show do Ira! foi o favorito do estudante Gustavo, que conta: “Esperei 7 anos para poder ver a banda (em 2007, os integrantes se separaram). Apesar de um pouco fora de forma, Nasi ainda tem presença de palco e o Edgar Scandurra continua excelente na guitarra”.

O público infantil também teve vez na Virada Cultural: na foto, o grupo de teatro Meninas do Conto (Foto: Divulgação)

O público infantil também teve vez na Virada Cultural: na foto, o grupo de teatro Meninas do Conto. (Foto: Divulgação)

Para Gustavo, a escolha dos shows foi pertinente. “Deu oportunidade a diversos gêneros musicais, por exemplo, rock e sertanejo, o que possibilitou que mais pessoas fossem assistir aos shows”, e completa: “Acho muito importante que uma cidade do porte de Bauru receba eventos como esse, que levam entretenimento e diversão para diversos públicos, justamente por causa da variedade de participantes. ”

A técnica de enfermagem Maria Inoni prestigiou Almir Sater, do qual é fã desde pequena. “Eu morei em sítio quando era menor e aprendi a gostar dele com os meus pais, que ouviam muito o cantor”, explica. O show do violeiro contou com um público de 1300 pessoas, sendo a maior parte de famílias. Já para a comerciante Norma, da GN Lanches, a Virada Cultural constitui uma ótima oportunidade para os negócios.

Apresentação intitulada “Vis-à-Vis” dá continuidade à proposta de reativação do Grupo de dança Pró-Posição (Foto: Divulgação)

Apresentação intitulada “Vis-à-Vis” dá continuidade à proposta de reativação do Grupo de dança Pró-Posição. (Foto: Divulgação)

O evento é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, que arca com os cachês dos artistas, bem como o transporte, a alimentação e a hospedagem destes. A Prefeitura Municipal de Bauru atua como “parceira”, fornecendo as estruturas físicas para as apresentações, e disponibilizando os locais e funcionários que garantam a segurança e banheiros químicos.

A tranquilidade foi um ponto forte na cidade, uma vez que o evento transcorreu sem registro de intercorrências. O cabo Alessandro Araújo explica que tomaram como base a Virada Cultural de São Paulo, que teve arrastões e furtos, para fazer o policiamento. No local havia cerca de 150 policiais, viaturas táticos móveis, a ROCAN, GARRA, Cavalaria e o helicóptero Águia. O corpo de bombeiros também estava disponível no local para o caso de emergências.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s