Flamengo bate Paulistano e coroa temporada com o tricampeonato do NBB

Jogando em casa, equipe rubro-negra venceu o Paulistano por 78 a 73 e garantiu mais um título do Novo Basquete Brasil

André Magalhães

O troféu do NBB levantado pelo capitão e cestinha Marcelinho (Foto: Luiz Pires/LNB)

O troféu do NBB levantado pelo capitão e cestinha Marcelinho (Foto: Luiz Pires/LNB)

O Flamengo ainda reina como campeão do Novo Basquete Brasil. Aproveitando-se do regulamento da competição, que previa final em jogo único e na casa dos rubro-negros por terem melhor campanha, a equipe carioca bateu o Clube Atlético Paulistano por 78 a 73 em jogo equilibradíssimo e sagrou-se campeã. Foi o segundo título do NBB seguido para o Flamengo, e o terceiro do time nos seis anos de história da competição

O jogo

Duelariam as duas melhores campanhas da temporada: o Flamengo terminou a primeira fase em primeiro lugar, com 26 vitórias e apenas 6 derrotas; enquanto o Paulistano, considerado a “sensação” da temporada, terminou em segundo lugar, com 23 vitórias e 9 derrotas. Nos playoffs, a equipe carioca passou por Bauru e Mogi das Cruzes, e a paulista eliminou Franca e São José.

O primeiro quarto da final começou disputado, com os dois times fazendo marcações apertadas. Porém, o Flamengo logo se aproveitou das faltas e erros de ataque do Paulistano para conseguir abrir uma vantagem de até 11 pontos de diferença. Nos minutos finais do período, o Paulistano contou com uma série de pontos do americano Desmond Holloway para conseguir reduzir esta vantagem para 5 pontos, com o quarto terminando em 22 a 17 para o time carioca.

O segundo quarto foi de recuperação do Paulistano. O time conseguiu acertar as jogadas ofensivas, sem depender tanto de Holloway, e ganhou a batalha dos rebotes. O Flamengo conseguia encostar no placar através de falhas defensivas do Paulistano, que cedeu 13 lances livres. Mesmo assim, com grandes jogadas de Dawkins, o Paulistano terminou a primeira metade do jogo na frente do placar: 40 a 38.

As faltas prevaleceram na partida (Foto: André Durão/Globoesporte.com)

As faltas prevaleceram na partida (Foto: André Durão/Globoesporte.com)

O terceiro quarto foi marcado pelas faltas. Logo antes dos primeiros 3 minutos jogados, o limite de 5 faltas coletivas já tinha sido superado pelas duas equipes. Entretanto, os times não conseguiam aproveitar a vantagem de ter lances livres, cometendo muitos erros nos arremessos. E, com a ajuda do pivô americano Jerome Meyinsse, eleito o jogador mais valioso da partida, o Flamengo conseguiu encerrar o penúltimo período com ligeira vantagem: 60 a 57.

Nos últimos 10 minutos de campeonato, equilíbrio até os momentos finais. Em dois minutos e meio, haviam sido marcados 16 pontos. O Flamengo pontuava, mas o Paulistano respondia imediatamente. E foi assim até o minuto final do jogo, quando o Flamengo tinha vantagem de 2 pontos, e o veterano Marcelinho usou de sua experiência para conseguir uma falta e converter os dois lances livres. Depois disso, o Flamengo só precisou controlar o tempo para comemorar o título.

Os destaques da temporada

Mesmo com o técnico Gustavo de Conti eleito o melhor da temporada, o Paulistano não teve nenhum jogador na seleção do ano do NBB, que contou com dois flamenguistas: o ala Marquinhos e o argentino Nicolas Laprovittola. Além dos dois, compuseram a seleção o ala David Jackson (Limeira) e os pivôs Jefferson Willians (São José) e Paulão Prestes (Franca). A premiação de melhor cestinha foi entregue por Oscar Schmidt no intervalo do jogo para o americano Shamell, do Pinheiros. O melhor jogador do campeonato foi David Jackson, do time de Limeira, que ainda foi eleito o melhor estrangeiro.

Flamengo x CA Paulistano – Arena HSBC – 30/05/2014

Flamengo: Laprovittola (11), Marquinhos (12), Marcelinho (16), Olivinha (9) e Meyinsse (16). Depois: Shilton, Gegê, Washam, Felício (6) e Benite (8). Técnico: José Neto.
Paulistano: Dawkins (14), Holloway (15), Pilar (7), Renato (8) e Mineiro (5). Depois: Gemerson (2), Pedro (2), César (12), Labbate (4) e André (4). Técnico: Gustavo De Conti.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s