Cruzeiro não sai do empate e é eliminado pelo San Lorenzo

Há 21 anos que nenhum time brasileiro não chegava às semifinais da Libertadores; derrota da Raposa também tira as chances de um quinto brasileiro campeão seguido

Lucas Pinto Ferreira

Marcelo Oliveira buscou mudar a escalação e armar um time ofensivo mas o Cruzeiro não saiu do empate no Mineirão. (Foto: Juan Mabromata/AFP)

Marcelo Oliveira buscou mudar a escalação e armar um time ofensivo mas o Cruzeiro não saiu do empate no Mineirão. (Foto: Juan Mabromata/AFP)

Na Libertadores,  o Cruzeiro empatou com o San Lorenzo em casa e dá adeus as chances de levantar a taça pela terceira vez em sua história.

O bom retrospecto do Cruzeiro no Mineirão e os 40 mil torcedores que compareceram não foram suficientes para que o time mineiro conseguisse uma vitória e se classificasse. Marcelo Oliveira até tentou escalar um time mais ofensivo com Marcelo Moreno no ataque, mas a equipe pressionou sem êxito e, logo no início da partida, viu o San Lorenzo sair na frente após Piatti receber a bola dentro da área, cortar o marcador e estufar as redes, tudo devido à uma falha do zagueiro Dedé, que errou num bote. Estando atrás no placar o Cruzeiro aumentou a pressão em cima do time argentino e criou chances com Júlio Baptista, Éverton Ribeiro e Marcelo Moreno, mas nenhum deles teve sucesso em suas finalizações, que passaram perto do gol do San Lorenzo; aos 7 minutos do segundo tempo Willian colocou a bola pro fundo das redes mas teve o gol anulado por impedimento; só aos 25 minutos o Cruzeiro empataria com gol de cabeça de Bruno Rodrigo, porém a equipe parou por aí e teve sorte de não sofrer mais gols em contra-ataques do time argentino. Em um deles, Piatti teve chance de marcar seu segundo na partida após receber a bola sozinho dentro da área do Cruzeiro, mas seu chute não foi suficiente para passar por Fábio, que evitou que a má situação cruzeirense se agravasse ainda mais.

Retrospectivas e expectativas

A Raposa quase não conseguiu se classificar para a segunda fase da Libertadores, terminou na segunda colocação em um grupo com Defensor Sporting, Universidad de Chile e Real Garcilaso. Em uma primeira fase conturbada, com direito a resultados tumultuosos e atos de racismo da torcida do Real Garcilaso para o jogador Tinga, do Cruzeiro, a equipe mineira já sabia que a fase de mata-mata não seria fácil. Mesmo assim, um empate no Mineirão em 1 a 1 contra o Cerro Porteño e uma vitória por 2 a 0 fora de casa permitiu que a equipe cruzeirense avançasse para as oitavas de final, de onde não prosseguiria mais.

O Bolívar fez história ao vencer o Lanús e ser o primeiro time boliviano a se classificar para uma semifinal de Libertadores. (Foto: Getty Images)

O Bolívar fez história ao vencer o Lanús e ser o primeiro time boliviano a se classificar para uma semifinal de Libertadores. (Foto: Getty Images)

Essa eliminação faz da atual edição da Libertadores a pior em 23 anos para clubes brasileiros, nenhum deles conseguiu alcançar as semifinais em um ano que seria possível ter um brasileiro campeão do torneio pela quinta vez seguida, um marco histórico.

O San Lorenzo avança e enfrenta agora o Bolívar, que derrotou o Lanús por 1 a 0 para progredir na competição, a outra semifinal será entre o Nacional e o vencedor da disputa entre Atlético Nacional e Defensor Sporting, o Defensor tem a vantagem de ter vencido o jogo de ida por 2 a 0 fora de casa.

O Cruzeiro, assim como todos os outros times brasileiros, espera deixar para trás os maus resultados nessa edição da Libertadores e focar num projeto futuro para que a influência brasileira na competição continue a se fazer forte.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s